Sistemas, Conselhos e Fóruns
 
Sistemas

A criação de um Sistema Estadual da Cultura, que venha a complementar a atual Lei Jereissati e que caminhe em consonância com as iniciativas do Ministério da Cultura rumo à instituição do Sistema Nacional de Cultura vem sendo incentivado pela Secretaria da Cultura do estado. Concomitantemente à construção do Sistema Estadual da Cultura, a Secretaria tem-se articulado junto à sociedade civil para a construção de sistemas setoriais, que também integram o Sistema Estadual, dentro de suas especificidades.

Conselhos

A Secretaria da Cultura assumiu, como uma de suas mais importantes tarefas, a de reestruturar, articular e animar comissões para as diversas linguagens artísticas, fóruns regionais de turismo e cultura, além de conselhos estaduais e municipais de cultura. Deste modo, o Sistema Estadual estimula a criação dos Sistemas Municipais, levando-os a se integrarem ao Sistema Federal, para que se possa construir um verdadeiro Sistema Nacional de Cultura. Neste sentido, destacamos aqui o resgate e a nova atuação do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural.

Fóruns

Os Fóruns têm como objetivo promover a integração regional e a discussão de temas gerais para o desenvolvimento de políticas culturais nas diferentes regiões do Estado. Agrega entre seus participantes prefeitos, artistas e representantes de entidades voltadas para a Cultura.