Fóruns Regionais de Turismo e Cultura

Os Fóruns de Turismo e Cultura surgiram com o objetivo de abrir canais de interlocução entre os diversos segmentos públicos e privados para funcionar como instrumentos de proposição para o desenvolvimento integrado da cultura e do turismo, delineando um novo modelo de gestão pública, descentralizada e participativa.

Os fóruns se constituem em importantes espaços de articulação e debates sobre os temas pertinentes à cultura e ao turismo, identificando e priorizando demandas regionais e propondo alternativas de sustentabilidade regional.

No ambiente dos Fóruns, a Secretaria da Cultura protagoniza uma ação inovadora no âmbito do Estado, que é de valorizar a cultura cearense na sua diversidade, como referencial para a criação de novos roteiros turísticos em todo o estado do Ceará, ao mesmo tempo que fomenta ações integradas que estimulem a produção, a qualificação, a circulação e o consumo dos produtos e serviços culturais e sua inserção nos arranjos produtivos do turismo.

Percebendo a cultura como elemento diferencial para o fortalecimento de destinos turísticos no Ceará, a Secretaria da Cultura lançou-se numa ação estratégica de criação de um espaço de integração para o desenvolvimento das políticas públicas da cultura e do turismo nas diversas regiões cearenses. Nesta perspectiva, nasceu a parceria entre as secretarias estaduais da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), que resultou na criação de onze Fóruns Regionais de Turismo e Cultura implantados em diferentes regiões do Estado.

Formados como órgãos colegiados, norteados por regimentos próprios, os Fóruns Regionais de Turismo e Cultura são alimentados em reuniões mensais e itinerantes pelos municípios integrantes, onde participam representantes dos diversos segmentos do turismo e da cultura (dirigentes municipais, gestores de instituições públicas, empresários que integram o trade turístico, gestores de equipamentos culturais, produtores de eventos, artistas e demais representantes da sociedade civil organizada).


Conheça os Fóruns